sábado, 15 de agosto de 2009

Falecimento

Les Paul, cujas inovações com a guitarra elétrica e tecnologia de estudio fizeram dele uma das figuras mais importantes na música, morreu, de acordo com um anúncio de seus publicistas, aos 94 anos de idade. Suas inovações ajudaram o surgimento da música pop moderna. Tocou guitarra até os seus 90 anos de idade.

Paul morreu em White Plains, New York, de complicações de pneumonia.

Paul era um mestre da guitarra e eletrônica, cujas criações - gravação em várias faixas (multitrack), tape delay e a guitarra de corpo sólido que leva o nome dele, a Gibson Les Paul - ajudou no ressurgimento da música popular moderna, incluindo rock'n'roll. Ele continuou a tocar em clubes depois dos 90 anos de idade mesmo sendo prejudicado pela artrite.

"Les Paul criou um padrão para inovação e habilidade musical que continua insuperada. Ele foi o guitar hero original, e a alma mais bondosa," disse Joe Satriani em uma declaração. "Em Outubro do ano passado eu toquei com ele no palco do Iridium Club [em New York], e ele ainda estava rasgando. Ele era e ainda é uma inspiração para todos nós."


"Les Paul era um exemplo brilhante de como a vida de alguém pode ser tão cheia. Ele era tão vibrante e cheio de energia positiva," disse Slash.

Les Paul, 1915-2009



Eternizado.

Nenhum comentário: